Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 31 de maio de 2008

O lixo nosso de cada dia


O lixo acumulado nas ruas de Nápoles virou notícia mundial e reacendeu o debate sobre a responsabilidade pela destinação do lixo urbano. Em São Paulo, dois aterros em operação - Bandeirantes e São João - estão com capacidade esgotada. A expansão de um deles é polêmica entre os moradores do entorno. Se nada for feito caminhamos para uma situação similar à de Nova York, que aluga espaços em cinco estados para mandar o lixo gerado diariamente.
Por Edivaldo Del Grande
Este cenário reflete a mudança de hábitos da população das últimas décadas.Ao mesmo tempo em que o estilo de vida moderno privilegia o conforto, a conveniência e a praticidade, também estimula a indústria a desenvolver produtos menores e com embalagens descartáveis. E são estes os grandes responsáveis pelo aumento do volume de lixo produzido nos centros urbanos. Só a cidade de São Paulo gera 15 mil toneladas de resíduos por dia. São 1,5 quilos diários por habitante. A destinação do lixo é, sem dúvida, um problema que exige posicionamento do governo. Porém, não é possível nem viável deixar apenas nas mãos da administração pública a missão de encontrar soluções.
Entendemos que a prefeitura tem obrigação de implantar a coleta seletiva, incentivar cooperativas de catadores e de reciclagem, promover a educação ambiental. Mas, de nada adianta uma cidade adotar um sistema eficiente de reciclagem de resíduos se cada morador não fizer a sua parte.
A mudança cultural é necessária para que cada cidadão se coloque como parte do problema e também como parte da solução. Segundo o Ibope, 92% dos cidadãos concordam que separar o lixo para a reciclagem é uma obrigação da sociedade, mas só 30% fazem isso. O incentivo à coleta seletiva é uma das maneiras mais eficazes de tratar a destinação do lixo, porque reduz sensivelmente a quantidade de materiais que não se decompõem facilmente na natureza. O plástico, por exemplo, representa 15% do lixo urbano e uma garrafa PET pode demorar 500 anos para se degradar; o papel, quase 30% e, se tiver tinta, pode levar 50 anos para se decompor. O mais assustador é que a cidade de São Paulo recicla menos de 4% de todo o lixo produzido. O Brasil aproveitou apenas 11% de todo o lixo gerado em 2005, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem). Em Nova York, 18% são reciclados. É muito pouco, considerando que a capacidade mundial de produzir lixo aumenta drasticamente a cada dia.
A boa notícia é que esse trabalho pode ser feito e já é uma realidade em muitas prefeituras, por meio do estímulo à formação de cooperativas para trabalhar com os resíduos. De cordo com dados do Cempre, 43,5% dos programas de coleta seletiva do País mantêm relação direta com cooperativas de catadores. É uma solução eficiente porque tira os catadores da informalidade, aumenta sua renda e os transforma em “agentes ambientais”. O número estimado de catadores em atividade no Brasil beira 800 mil pessoas.
Um dos exemplos bem sucedidos nesta área é desenvolvido pela prefeitura de São José dos Campos, que implantou um programa de coleta seletiva baseado em cooperativas. Por meio de uma parceria com o Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Paulista), foram ministradas oficinas para preparar os catadores para trabalhar de forma cooperada. Mais de 40 pessoas foram capacitadas e formaram a Cooperativa Futura, que funciona desde 2005.
Uma coisa é certa: se nada for feito, a convivência com o lixo, a exemplo da assustadora visão dos resíduos nas ruas de Nápoles, poderá se transformar em realidade em mais idades, inclusive em São Paulo.
Edivaldo Del Grande é presidente da Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...