Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 28 de junho de 2008

Inpe prova que o rio Amazonas é o maior do mundo

03 / 07 / 2008
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) comprovaram que o rio Amazonas é realmente o maior da Terra, medindo 140 km a mais que o segundo colocado, o rio Nilo, na África. Elas usaram imagens de satélite e dados cartográficos para chegar a essa conclusão. De acordo com os dados levantados pela equipe chefiada por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, o rio que deu nome à Amazônia mede Amazonas tem 6.992 km, contra 6.852 km do Nilo.O trabalhando foi desenvolvido levando em conta duas metodologias dos dados de satélite e o software de geoprocessamento Spring, do Inpe. A margem de erro ou diferença entre as metodologias é menor do que 250 m, considerada bastante aceitável, informou a equipe do instituto em comunicado oficial. A conclusão foi beneficiada por dados obtidos um ano atrás, por uma expedição que incluía, além de representantes do Inpe, cientistas do Instituto Geográfico Militar do Peru, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os integrantes da expedição conseguiram determinar as vertentes mais distantes do Amazonas, e sua jornada foi documentada também por imagens do satélite sino-brasileiro Cbers (pronuncia-se "Cibers").Segundo os pesquisadores, a mesma metodologia poderá ser empregada, no futuro, para qualquer grande rio do planeta. A pesquisa vai ser apresentada à comunidade científica no Simpósio Latino-Americano de Sensoriamento Remoto, que acontece em setembro, em Cuba.
(Fonte: O Tempo Online/MG)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...