Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Empresa britânica anuncia etanol 'feito de lixo'

22 / 07 / 2008

Uma empresa britânica anunciou nesta segunda-feira (21) ter tecnologia para começar a produzir etanol a partir de lixo biodegradável em escala industrial dentro de dois anos.A química Ineos Bio afirma que será possível usar lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, entre outros, para a produção do combustível.Segundo a empresa, a tecnologia já foi testada em um projeto piloto nos Estados Unidos."Planejamos produzir quantidades comerciais de combustível de bioetanol de lixo para ser usado como combustível para carros dentro de dois anos", afirmou Peter Williams, diretor executivo da Ineos Bio.A transformação se opera em três estágios. Primeiro, o lixo é superaquecido para a obtenção de gás.Este gás é usado para alimentar bactérias anaeróbicas (biocatalizadoras) que produzem o etanol.No estágio final, o etanol é purificado para ser usado como combustível puro ou misturado à gasolina.Produção de alimentos - A empresa alega que esta tecnologia tem a vantagem de não afetar a produção de alimentos. Uma tonelada de lixo seco pode ser transformada em cerca de 400 litros de etanol, informou a empresa."O fato de termos conseguido separar a segunda geração de biocombustíveis dos alimentos é um grande passo. Esperamos que a tecnologia garanta combustíveis renováveis e sustentáveis a um custo competitivo", disse Williams.A empresa, no entanto, precisará da cooperação dos governos locais para ter acesso ao lixo.A Ineos ainda não anunciou a localização da primeira usina comercial de produção do etanol do lixo.O processo foi desenvolvido em Fayetteville, no Estado americano do Arkansas. As pesquisas começaram em 1989 e a primeira usina foi montada depois de 20 anos de trabalho.A fábrica está operando continuamente desde 2003, usando diferentes dejetos.

(Fonte: Estadão Online)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...