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SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

domingo, 11 de janeiro de 2009

Internet: ferramenta de colaboração

"A coisa mais incompreensível sobre o mundo é que é compreensível a todos ".

Albert Einstein

A Internet tem modificado o modo de vida e de trabalho das pessoas e, mais ainda, tem modificado a forma de colaboração e comunicação entre as pessoas. Neste artigo, destaco a importância da Internet como ‘ferramenta’ de colaboração.
O ser humano tem na leitura um de seus principais passatempo. Nada mais gostoso existe do que gastar um tempo dedicado a leitura. E no momento, há uma enorme oferta de livros assim como textos disponíveis na Web. Atualmente a quantidade de informações disponíveis na Web é absurdamente grande. Hoje, para você leitor ter uma idéia, existe cerca de 100 terabytes de informações. O byte é uma unidade de informação. As pessoas costumam utilizar a quantidade de páginas para mensurar o tamanho de um livro. No computador, utiliza-se o byte que pode ser expresso em diversas grandezas como kilobyte 103 bytes, megabyte 106 bytes, gigabyte 109 bytes, terabytes 1012 bytes. Por exemplo, o conteúdo de uma página digitada equivale a aproximadamente 2 kilobytes.
É importante observar que essas informações são alcançáveis pelos engenhos de busca como Google e Yahoo na Web, também conhecida como a teia global de informações acessadas via Internet. Outros ainda a denominam como ciberespaço. Essa quantidade de informações equivale à cerca de 50 milhões de volumes de livros que correspondem a aproximadamente 20 bilhões de páginas. E, olha que essa é apenas a Web dita visível (ou surface Web), isto é que pode ser localizada pelos engenhos de busca. Já a chamada Deep Web contém, segundo dados do IDC, cerca de 750 vezes a quantidade de informações disponíveis na surface Web.
Uma das principais modificações trazida pela Internet é a forma pela qual as pessoas colaboram nas mais diversas atividades como, por exemplo, trabalho profissional, exercícios escolares, desenvolvimento de projetos, realização de procedimentos cirúrgicos e reuniões de negócios.
Aqui, quero destacar um produto resultante do advento da Internet, que tem sido adotado com sucesso pelos usuários em todo o mundo. Trata-se da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/) que compreende uma enciclopédia na qual você não apenas acessa para consultar por informação desejada, mas também é parte dela (Wikipédia) podendo colaborar, provendo informações para essa enciclopédia.
Vale ressaltar que a colaboração é apontada por educadores, psicólogos e outros profissionais preocupados com o processo cognitivo e de aprendizado como um dos principais motivadores do processo de aprendizagem. Eu diria que ela é o catalisador desse processo. Se considerarmos o universo dos estudantes, pode-se tentar classificar a aprendizagem em função do modo que eles se beneficiam do conhecimento adquirido:
Como os estudantes adquirem e constroem conhecimento?
Como os estudantes buscam conhecimento que precisam utilizar?
Como os estudantes evoluem o corpo de conhecimento adquirido?
Como os estudantes desenvolvem mecanismos de aprendizagem?
Note ainda que os estudantes se considerarmos especificamente o aprendizado na educação ou as pessoas numa ampla variedade de atividades podem colaborar visando a aprendizagem de diversas maneiras como, por exemplo, em grupos de estudo, grupos de pesquisa, grupos de trabalho e comunidades online. O mais interessante nisso tudo é a colaboração espontânea. Veja o que ocorre com a
Wikipédia e outros exemplos como a Digital History, na qual há uma colaboração ativa e em pro da construção de uma fonte de informação.
Um dos principais atrativos da Wikipédia é que nela o usuário tem a oportunidade de adicionar informações à enciclopédia, colaborando para enriquecer o conteúdo disponibilizado. Perceba o interesse natural dos usuários em ‘construir’ a fonte de informação. Note que aqui recai o porque da predisposição humana (dos usuários) em se tornarem parte daquele produto (enciclopédia) que está sendo construído. Quando o estudante, o profissional ou qualquer outra pessoa percebe que ele é parte do processo, ele naturalmente aumenta seu interesse em participar. Vale ressaltar que estudantes e profissionais têm maior predisposição em participar e colaborar quando as tarefas a ele atribuídas requerem algum tipo de análise e julgamento.
Quando você sente que faz parte de um processo, que você está participando da construção de um produto, então você tem seu interesse em colaborar intensificado. É o que ocorre com os Wiki’s na Web. Os wiki’s compreendem um conjunto de páginas Web que são estruturadas e interligadas, podendo ser acessadas por usuários interessados em contribuir adicionando novos conteúdos, modificando o conteúdo existente ou, simplesmente, fazendo consultas. Os wiki’s são considerados páginas Web colaborativas já que elas incentivam a colaboração entre os participantes. E, o exemplo de wiki bastante utilizados pelos usuários da Internet é a Wikipedia (www.wikipedia.org ou, em Português, pt.wikipedia.org), considerada uma enciclopédia na qual os usuários da Internet têm acesso com objetivo de consulta e colaboração. Outro recurso de colaboração proporcionado pela Internet que tem tido uso intensivo são os blogs discutidos nos links destacados no final do artigo.
Colaborar é uma forma de aprender, construir um produto e de crescer. Quando participamos, somos parte do processo, aprendemos e crescemos como pessoa, o que é da natureza humana. E, que bom que a Internet tem ajudado as pessoas a colaborarem e descobrirem novas formas de aprender.


ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO
Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

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