Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bird: catástrofe no Japão vai custar caro, mas crescimento voltará ao país


CINGAPURA - O terremoto e a tsunami que devastaram parte do nordeste do Japão no dia 11 de março podem custar o equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os esforços de reconstrução devem estimular a economia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Mundial (Bird).
"Com base em experiências do passado, o crescimento real do PIB será afetado negativamente em meados de 2011", afirma um documento do Banco Mundial.
Mas o Bird destaca que a economia japonesa crescerá nos próximos trimestres com a aceleração dos esforços de reconstrução, que podem durar cinco anos. A menor estimativa dos custos calculada pelo Banco Mundial alcança 2,5% do PIB.
Depois de um crescimento estável de vários trimestres desde o fim da recessão de 2008-2009, o PIB japonês caiu 1,3% em ritmo anual entre outubro e dezembro de 2010. Antes do terremoto, a maioria dos economistas apostava em uma recuperação no primeiro trimestre de 2011.
Desde semana passada, o Japão também luta para evitar uma catástrofe nuclear na central de Fukushima, que sofreu graves danos com o tremor e tsunami de 11 de março. As catástrofes provocaram forte baixa na Bolsa de Tóquio na semana passada. O iene registrou forte valorização na comparação com o dólar, antes do anúncio de uma ação coordenada dos países do G7.
O diretor do Bird para a região, Vikram Nehru, afirmou que a tragédia também afetará as demais economias asiáticas, mas que é muito cedo para fazer uma estimativa de custos. "No futuro imediato, o impacto mais importante será em termos de comércio e finanças", segundo ele.
O terremoto de 1995 em Kobe ocasionou uma queda do comércio japonês durante vários trimestres, mas um ano depois as importações havia recuperado seu nível normal e as exportações alcançaram 85% de seu nível de antes do terremoto.
"Mas nesta ocasião, a perturbação das redes de produção, em particular das indústrias automobilística e eletrônicas, pode continuar sendo um problema dentro de um ano", alertou o banco.
Grandes grupos como o gigante automobilístico Toyota e de eletrônica Sony suspenderam sua produção em inúmeras fábricas depois do tremor. Algumas empresas começaram a retomar sua atividade, mas, neste contexto, a filial sul-coreana da General Motors, GM Korea, prevê reduzir sua produção diante de uma possível falta de peças procedentes do Japão.
Os preços dos 'chips' eletrônicos, dos quais o Japão responde pelo abastecimento de 36% da produção mundial, também aumentaram cerca de 20% em algumas categorias, segundo o Banco Mundial. Segundo o organismo internacional, o comércio do resto da Ásia do Leste com o Japão representou 9% do comércio externo da região nos últimos anos.
As exportações da região poderão retroceder entre 0,75 e 1,5% se o PIB japonês chegar a cair entre 0,25 e 0,50%.

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...