Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

Funcionários que tentam resfriar usina de Fukushima comovem o Japão Os 50 trabalhadores são tratados como herois


 TÓQUIO  - Os 50 trabalhadores da usina nuclear de Fukushima, considerados herois pela população por arriscar suas vidas para tentar reparar os problemas provocados pelo terremoto e o tsunami, mantêm o país em grande expectativa.
Estes funcionários tentam refrigerar quatro dos seis reatores da usina nuclear de Fukushima 1 e evitar um colapso do complexo nuclear que provocaria um acidente de proporções incalculáveis.
As várias explosões e o incêndio registrados na central nuclear provocaram perigosos níveis de radiação, o que obrigou a empresa Tokyo Electric Power Co (TEPCO), encarregada de operar a central, a retirar a maior parte de seus funcionários.
O pessoal foi evacuado na quarta-feira depois que houve um aumento dos níveis de radiação, em meio aos temores de uma possível contaminação radioativa.
"As pessoas que trabalham lá estão lutando sem fugir", escreveu Michiko Otsuki, um empregado da central nuclear de Fukushima 2, na rede social japonesa Mixi.
"Agora só posso rezar pela segurança deles. Por favor, não esqueçam que existem pessoas que estão trabalhando para proteger nossas vidas arriscando as próprias vidas", acrescentou.
Por sua parte, o primeiro-ministro Naoto Kan elogiou os esforços e a coragem de seus compatriotas que estão atuando na usina nuclear. "Os trabalhadores da TEPCO e das empresas envolvidas estão trabalhando para jogar água, esforçando-se ao máximo nesse momento, sem pensar duas vezes no perigo", indicou Kan.
Enquanto isso, milhares de habitantes tiveram de ser evacuados num raio de 20 a 30 km em torno da central nuclear, que tem 40 anos. Da mesma forma, Kan pediu às pessoas que vivem nos arredores que fechem as janelas de suas casas e evitem sair.
O diretor de pesquisa radiológica de Columbia, David Brenner, assinalou que dado os níveis de radiação detectados nas instalações, os trabalhadores se acham sob um "risco significativo".
"Em muitos sentidos, eles já são herois, pois vão sofrer uma alta exposição à radiação", explicou Brenner à BBC. Edano disse que o nível se manteve estável perto da porta principal da usina na tarde desta quarta, depois de alcançar níveis perigosos previamente.
No entanto, o jornal 'Yomiuri Shimbun' informou na terça-feira que o Ministério da Defesa do Japão criticou a agência de segurança nuclear e TEPCO depois que alguns de seus soldados ficaram feridos, provavelmente devido à exposição à radiação. As forças de segurança se deslocaram para o reator 3 quando aconteceu uma explosão na estrutura de contenção.
"Disseram que era seguro e nós acreditamos, por isso trabalhamos lá", explicou o Ministério da Defesa. "Conhecemos a proteção sobre radiação, mas não somos especialistas na estrutura de reatores. Quando nos comunicaram que estava a salvo, também acreditamos, embora sentíssemos que não era algo fácil", acrescentou.
Baku Nishio, chefe do Centro de Informação Nuclear do Cidadão, que faz campanha contra a energia nuclear, afirmou que os 50 homens estão provavelmente atuando mais por "um senso de dever do que por algum sentimento de heroísmo".
"Acho que é um grave problema que o país deposite seu destino nas mãos de um pequeno grupo que trabalha na base do desespero", comentou. "Precisamos compreender que essa é a natureza das usinas nucleares", afirmou ainda, acrescentando que esta crise pode levar a mudanças na política de energia atômica do país.


Fonte: Jornal do Brasil

1 comentários:

Persona disse...

A água jogada de cima se dispersa devido a áltura x vento. Coletar água da chuva numa bacia, leva tempo a encher. Com uma mangueira enche rápido.

SE INSTALASSEM MANGUEIRAS COM GRANDE DIâMETRO, UMA PONTA NO MAR, COM UM MOTOR PARA SUGAR, a OUTRA PONTA O HELICÓPTERO JOGA EM CIMA DO REATOR.
CONSEGUINDO ESSES MOTORES "MOTO-BOMBA" A ÁGUA ENCHERIA AS PSCINAS AO REDOR , SEU FLUXO SERIA CONSTANTE, E CAIRIA DIRETAMENTE, SEM PROBLEMAS COM VENTO E DESPERDÍCIO.
PARA O MOTOR FUNCIONAR HÁ UNS COM COMBUSTÍVEL.

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...