Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terremoto na Turquia deixou 264 mortos e 1.300 feridos



ERCIS, Turquia — O forte terremoto que atingiu no domingo a província oriental turca de Van, localizada próximo ao Iraque, deixou 264 mortos e 1.300 feridos, segundo o mais recente registro oficial divulgado nesta segunda-feira, enquanto os socorristas mantinham sua busca desesperada por sobreviventes em meio aos escombros.
O último balanço subiu para 264 mortos, segundo o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, citado pelas redes de televisão. O registro anterior era de 239 mortos e 1.300 feridos.
O gabinete oficial de situações de emergência registrou 970 edifícios desabados na região da catástrofe.
Cerca de cem pessoas morreram na cidade de Van, no limite da província de mesmo nome, e 117 no distrito de Ercis, a zona mais devastada, declarou o ministro turco do Interior.
O terremoto, de magnitude 7,2, é o mais forte dos últimos anos na Turquia, afetada frequentemente por tremores.
Em Ercis, um fotógrafo da AFP viu danos generalizados nesta localidade de aproximadamente 100.000 habitantes, onde por volta de cem de edifícios desabaram.
Muitos moradores abandonaram a cidade, que está sem luz e água.
Nas cidades de Van e de Ercis, as mais próximas ao local do epicentro, os socorristas se esforçavam para ajudar possíveis sobreviventes em meio aos escombros.
As equipes trabalharam por toda a noite, sob um forte frio, utilizando apenas tochas e geradores, enquanto sobreviventes desabrigados se reuniam em volta de fogueiras ou acampavam, com uma temperatura que não superava os 2°.
O Crescente Vermelho instalou barracas nesta cidade e distribuiu alimentos.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que reunirá na segunda-feira o seu governo, visitou esta cidade à noite para medir a magnitude dos estragos, quando a organização dos trabalhos de resgate parecia mais eficaz em comparação aos terremotos anteriores.
Centenas de socorristas com cães farejadores tentavam encontrar sobreviventes 24 horas depois do tremor.
As pessoas subiam em amontoados de escombros de cimento gritando: "Tem alguém aí?". A polícia tentava afastar os curiosos, enquanto os motoristas de ambulâncias abriam caminho transportando pessoas retiradas dos escombros.
A AFP viu em Ercis socorristas que retiravam pelo menos quatro pessoas vivas, embora também levassem cadáveres.
Pelo Twitter, moradores pediram às autoridades que fossem a locais precisos. "Avenida Alkanat, apartamento Vural, Ercis: duas professoras presas nos escombros", indicava uma das mensagens.
Edifícios de vários andares desabaram, enquanto as casas de apenas um piso ficaram intactas.
Ahmet Yakut, da Universidade do Oriente Médio (Odtü), em Ancara, explicou esta situação pelo fato de as normas sísmicas de construção não terem sido respeitadas.
"Cada andar reduz a resistência de um edifício quando não tem proteção contra tremores", afirmou ao canal NTV, antes de criticar a falta de controle das autoridades locais. Apenas 9% das casas têm seguro contra terremotos na região, completou.
"A Turquia não é um país preparado para os tremores, pela qualidade das construções. Não aprendemos as lições da catástrofes anteriores", lamentou o sismólogo Tugrul Tankut.
Quase 1.300 integrantes das equipes de resgate, 145 ambulâncias, seis batalhões do Exército e meios aéreos foram enviados às áreas do desastre.
Na cidade de Van, com rico patrimônio histórico, situada nas margens de um lago cercado por montanhas, os 380.000 habitantes sentiram com força o tremor.
Vários estudantes da universidade da cidade são considerados desaparecidos.
Dois violentos terremotos nas regiões ricas do noroeste da Turquia deixaram quase 20.000 mortos em 1999.
Em 1976, um terremoto provocou mais de 3.800 mortes na província de Van.

De Mustafa Özer (AFP) – Há 4 horas 

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...