Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

UnB inaugura primeira estação de ‘GPS’ russo no hemisfério ocidental


A implantação da estação na UnB é resultado de uma parceria entre a universidade, a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), a empresa Sistemas Espaciais da Rússia (JSC) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A parceria faz parte de um acordo de cooperação entre os governos russo e brasileiro. O investimento não foi divulgado.
O sistema tem precisão semelhante ao do GPS, que marca a localização com margem de erro de até 7 metros. Com o acordo de cooperação entre Brasil e Rússia, a previsão é que novos investimentos sejam feitos e que a margem de erro diminua para no máximo 50 centímetros até 2020.
O sistema está disponível 24 horas por dia. A UnB vai fornecer a estrutura física, energia e dados. O custeio da mão-de-obra em tempo integral será possível graças a recursos da Roscosmos, segundo o coordenador da estação na UnB, Icaro Santos. Ele afirma que o investimento feito na universidade vai permitir uma localização dez vezes mais precisa.
“O sistema é importante porque a estação instalada na UnB permite captar sinais também do GPS. Isso aumenta a precisão de posicionamento. O sistema é complementar ao GPS. Se você estiver em um local onde não há sinal desse sistema, mas há sinal do Glonass, é possível obter a localização”, afirma Santos.
No Brasil, alguns sistemas de posicionamento global e alguns modelos de celular já permitem localização também pelo Glonass.
Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho, a escolha pela UnB como sede da estação aconteceu por causa do perfil da universidade, que investe em atividades acadêmicas, científicas e em pesquisas aeroespaciais.
“A UnB é o local mais adequado entre as universidades brasileiras com este perfil. As estações de calibração, como são chamadas, são necessárias para vários tipos de satélite, tanto no monitoramento remoto quanto no posicionamento global”, afirma Coelho.
O sistema Glonass, semelhante ao GPS, começou a ser desenvolvido na ex-União Soviética, no início da década de 1970. Os investimentos para a tecnologia foram interrompidos em meados dos anos 1980 e retomados a partir dos anos 2000. Para permitir a localização no globo terrestre, o sistema conta com 24 satélites em órbita no espaço.
Protesto marca evento – Cerca de dez jovens ligados ao “Grupo Revolucionário Triângulo Rosa”, que defende os direitos dos homossexuais, fizeram um protesto durante a inauguração da estação de monitoramento Glonass na UnB. Segundo os manifestantes, a Rússia tem políticas de repressão aos homossexuais, o que motivou o protesto.
Os manifestantes levaram faixas e cartazes pedindo o fim das perseguições a gays e lésbicas na Rússia e a liberdade de integrantes do grupo musical Pussy Riot. Formada por três mulheres, a banda de punk rock se tornou conhecida mundialmente depois de protestar contra a campanha do primeiro-ministro Vladimir Putin para a presidência da Rússia, em 2012.
Elas foram presas acusadas de incitar o vandalismo motivado por ódio religioso. Em agosto do ano passado elas foram condenadas a dois anos de prisão.
 (Fonte: G1)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...