Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 1 de março de 2014

Auroras boreais dão espetáculo nos céus da Grã-Bretanha

Partes da Grã-Bretanha puderam testemunhar raras aparições de aurora boreal – o espetáculo da natural de luzes coloridas – nos céus do país.

O fenômeno é causado por partículas com carga elétrica que vêm do Sol e entram na atmosfera da Terra.
‘Elas precisam de dois ou três dias para chegar aqui e, quando chegam, elas fazem com que os átomos de gás no céu brilhem. É simples assim’, disse Mark Thompson, apresentador do programa da BBC Stargazing Live.
Segundo o astrônomo, uma ejeção de massa coronal ocorreu no Sol há três ou quatro dias e todo o material viajou em direção da Terra.
Thompson afirmou que as partículas geralmente são puxadas para o Polo Norte, mas se houver uma boa quantidade destas partículas, ‘elas vão viajar mais longe, em direção ao equador, e fazer com que as luzes apareçam mais ao sul’.
‘A última vez que vi (uma aurora boreal) tão espetacular foi, provavelmente, há 20 anos’, acrescentou o astrônomo. 
(Fonte: G1)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...