Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 8 de março de 2014

Debates marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), celebra o Dia Internacional da Mulher com uma vasta programação. Para começar, oferecerá entrada gratuita para todas as mulheres neste sábado (8) para visitação, das 8h às 17h. As visitantes poderão conhecer o parque e ver as coleções de bromélias, orquídeas, plantas medicinais, jardim sensorial, estufa de insetívoras e cactário, além de monumentos e edificações consideradas patrimônio histórico e cultural.
Durante toda semana acontecerão palestras e debates no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), Rua Pacheco Leão, 2040, Horto (Rio de Janeiro). Todos têm entrada franca, mas para participar das oficinas é necessária inscrição prévia. Na terça-feira (11), haverá mesa redonda sobre as políticas públicas e a autonomia econômica das mulheres. Participarão a presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, juntamente com Simone Schäffer, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e Schuma Schumaher, da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).
Oficinas - As comemorações prosseguem na quarta-feira (12) em roda de conversa com a terapeuta Neide Eisele, que fala sobre afetividade e saúde das 9h às 10h30. Na sequência, serão realizadas oficinas sobre os temas “Sentir-se bem é fundamental”, “Sucos que melhoram a saúde” e “Ações que aliviam a tensão”, todas coordenadas pela servidora Yara Britto. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail colecaomedicinal@gmail.com ou pelo telefone (21) 2294-6590. O evento será na Coleção Temática de Plantas Medicinais, que fica no arboreto, ao lado do Parquinho Infantil.
Neste mesmo dia, às 19h, a cantora Leila Pinheiro interpretará canções sobre o feminino na música popular brasileira, no Galpão das Artes. A entrada é franca mediante doações de alimentos não perecíveis e de material escolar para o projeto social Pró-Florescer do JBRJ, iniciativa que atende adolescentes das comunidades cariocas em situação de risco socioeconômico, promovendo o resgate e a inclusão social.
Rede de mulheres – Na quinta-feira (13), das 9h às 12h, o espaço é reservado para discutir ações afirmativas e políticas de gênero, com a presença de lideranças do Jardim Botânico. Na ocasião, será homenageada a doutora Graziela Maciel Barroso (1912-2003), pesquisadora do JBRJ reconhecida internacionalmente.
O encerramento da semana será marcado por debate realizado em parceria com a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, iniciativa do MMA lançada para estimular ações de sustentabilidade em mulheres que atuam na liderança de instituições públicas e privadas. O debate ocorrerá na sexta-feira (14), às 9h, e terá como tema ações afirmativas de gênero na política e no setor público. Nilcéa Freire, da Fundação Ford, e Daniela Demôro, da Michelin, discutirão as cotas como ações afirmativas. A mesa também conta com a parceria da Fundação Ford e do Comitê de Gênero do JBRJ.
 (Fonte: MMA)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...