Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

domingo, 13 de abril de 2014

Poderoso ciclone ameaça Grande Barreira de Corais australiana

Ventos podem chegar a até 275 km/hora.
Milhares de pessoas deixaram suas casas na região de Queensland.

Um ciclone com ventos de até 275 km/hora se dirigia nesta sexta-feira (11) à Grande Barreira de Corais australiana, obrigando milhares de pessoas a se refugiar, enquanto as autoridades advertiam que poderia provocar grandes danos na costa.

Embora Ita tenha sido rebaixado do nível máximo de 5 ao de tempestade categoria 4, teme-se que provoque fortes ventos quando chegar a Coocktown, uma pequena localidade costeira de 2.400 habitantes situada a 1.600 km de Brisbane, capital do Estado de Queensland (leste).
"Qualquer fenômeno acima de 80 km/hora é perigoso", declarou à televisão pública ABC o prefeito do condado de Cook, Peter Scott.
Imagem de satélite mostra um ciclone se aproximando da costa da Austrália nesta quinta-feira (10) (Foto: NOAA/AFP)Imagem de satélite mostra um ciclone se aproximando da costa da Austrália nesta quinta-feira (10) (Foto: NOAA/AFP)
O primeiro-ministro de Queensland, Campbell Newman, advertiu aos habitantes das casas construídas antes de 1985 - data em que entraram em vigor as novas normas de construção - que suas casas poderiam não resistir a este ciclone.
O Ita se localizava ao meio-dia desta sexta-feira 175 km a nordeste de Coocktown.
Foi delimitada uma zona de alerta, que vai de Lockhart River, ao norte de Queensland, a Innisfail, ao sul, e que inclui Cairns, em frente à Grande Barreira de Corais.
"Trata-se de um fenômeno extremo e tem potencial para matar e provocar graves danos às propriedades no norte de Queensland", advertiu o ministro de Serviços de Emergências de Queensland, Jack Dempsey.
Os ciclones tropicais são frequentes no nordeste da Austrália, mas este é mais poderoso que Yasi, um furacão gigantesco que devastou as casas e as colheitas da região há três anos.
"Trata-se de um ciclone muito sério. É compacto e intenso", declarou Andrew Tupper, do Escritório de Meteorologia.
Esta agência espera que o Ita chegue à terra firme perto do Cabo Flattery, 70 km ao norte de Coocktown, na península de Cabo York, pouco habitada, por volta da meia-noite, hora local (11h de Brasília).
Os especialistas advertiram que os ventos mais fortes estarão concentrados perto do olho da tempestade, mas que as fortes c
huvas e o mar agitado também podem provocar inundações.
Fonte: Da France Presse

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...