Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cientistas brasileiros fazem primeira expedição ao interior antártico


Pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) partem nesta quinta-feira, do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártica. A missão terá seu acampamento base localizado a 2 mil quilômetros ao sul da Estação Antártica Comandante Ferraz - que o Brasil instalou na Antártica há mais de dez anos - já sobre o espesso manto de gelo que cobre o continente.
Do acampamento base, parte do grupo avança mais 400 quilômetros em uma das regiões mais isoladas da Antártica, o Monte Johns (79°37'S, 91°14W), onde serão feitas perfurações no gelo para investigar as variações do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 500 anos.
Por 40 dias, o grupo viverá em barracas, acampados sobre as geleiras e enfrentando temperatura de menos 35°C e deslocando-se de avião e motos de neve. O grupo, formado por três pesquisadores gaúchos, três cariocas, um mineiro e um chileno, será liderado pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ele já participou de 19 expedições no Ártico e na Antártica e foi o primeiro brasileiro a atravessar o manto de gelo e a atingir o Pólo Sul Geográfico via terrestre no verão de 2004/2005 em uma missão chilena. A expedição é ação colaborativa da UFRGS com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A expedição permite ao Brasil explorar cientificamente o interior de um continente de 13,6 milhões de km², que tem importante papel como controlador do clima do País. Até o momento, a presença nacional na Antártica está restrita a proximidades da costa do continente. Esta expedição é parte das ações brasileiras no Ano Polar Internacional e uma contribuição às investigações sobre a variabilidade e mudanças do clima nos programas International Trans-Antarctic Scientific Expedition (Itase) e International Partnership in Ice Core Sciences (Ipics).
A expedição é financiada pelo Proantar por ações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contando ainda com apoio da Frente Parlamentar em Prol do Proantar, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O andamento da expedição pode ser acompanhado pelo Internet (www.ufrgs.br/antartica). No Google Earth visualize o local do acampamento base (80º19'S, 81º16'W) e do acampamento avançado – Monte Johns (79°37'S, 91°14W).



[10:07] - 20/11/2008 -

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...