Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Moradores do golfo sentem alívio e receio com vedação de poço


A notícia de que o petróleo parou de jorrar no poço danificado da BP no golfo do México espalhou na quinta-feira (15) uma onda de alívio entre moradores da costa sul dos Estados Unidos, mas não eliminou as preocupações com as consequências de longo prazo do acidente.
“Vou lhe dizer, estávamos precisando disso”, afirmou Jimmy Thibodaux, morador da pequena localidade de Cut Off, no Estado da Louisiana.
A BP instalou uma nova tampa no poço e na quinta-feira cerrou suas válvulas, como parte de um teste para avaliar se a estrutura do poço resistiria à pressão resultante. Foi a primeira vez desde o acidente de 20 de abril que o petróleo deixou de jorrar no mar.
“Essa é certamente uma notícia bem vinda. Estamos todos respirando aliviados agora. Mas ainda enfrentamos milhões de galões (litros) de óleo espreitando no golfo e rumando para a nossa costa”, disse Connie Moran, prefeita de Ocean Springs, Mississippi.
“A BP não deveria desistir ou desacelerar seus esforços de limpeza das nossas ilhas, costas e manguezais. Os efeitos de longo prazo ainda estão por serem vistos”, disse Moran.
Donna Stewart, de Moss Point, Louisiana, não estava pondo muita fé na solução anunciada, que pode afinal ser temporária.
A BP ainda está testando a nova vedação, mas possivelmente a solução definitiva do vazamento só acontecerá quando for concluída a escavação de dois poços auxiliares a partir dos quais será possível “sufocar” o poço danificado.
“Já faz meses que vemos o bom seguido do ruim. Só espero que este seja o começo de um bom permanente”, disse Stewart.
Para o pescador Bill Squigley, de Biloxi, Mississippi, qualquer otimismo é prematuro, já que várias notícias animadoras foram anunciadas anteriormente, e sempre acabaram frustradas.
“Não vamos parar de assistir e ler as notícias sobre essa possível vedação do petróleo até que saibamos com certeza que é permanente. Quem vai dizer que isso não segura só um mês e explode outra vez?”
A mesma desconfiança era compartilhada por Stan Wilbur, líder comunitário de Ocean Springs, Mississippi.
“Será que a tampa segura? Será que vai explodir outra vez amanhã? A BP diz que iria levar 48 horas, mas está tampado agora. No que podemos confiar mesmo?”, disse Wilbur.
Os moradores da costa norte-americana do golfo do México são os mais afetados por este vazamento, o pior na história dos EUA, que provoca graves prejuízos ambientais e econômicos, especialmente aos setores da pesca e turismo. 
(Fonte: Folha.com)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...