Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sábado, 23 de abril de 2011

Trabalhadores de Fukushima são expostos a altos índices de radiação Trinta funcionários registraram níveis superiores ao permitido; Tepco promete assistência


MINAMISANRIKU - Trinta trabalhadores da usina nuclear de Fukushima se expuseram a níveis de radiação superiores ao limite estabelecido antes da crise, informou neste sábado, 23, a empresa Tokyo Electric Power Co (Tepco).

O limite, de cem milisieverts ao ano, foi elevado para 250 milisieverts durante a crise nuclear que começou com o terremoto, em março. Nenhum dos trabalhadores, no entanto, alcançou esse novo limite de radiação, segundo a empresa responsável pela usina.
Os vazamentos dos reatores de Fukushima já conseguiram ser estabilizados, mas alguns espaços internos da usina, que foram danificados pelo terremoto e pela tsunami, continuam com altos índices radiação, impossibilitando a entrada de funcionários.
Algumas centenas de trabalhadores efetuaram com dificuldades seus trabalhos em turnos rotativos na usina desde que aconteceu o desastre. A maioria deles são empregados da Tepco ou de empresas afiliadas e possuem idade mediana.
A tsunami avariou o fornecimento elétrico e os sistemas de refrigeração da usina nuclear. Os trabalhadores tiveram dificuldades para conter o vazamento de material radioativo. A empresa responsável por Fukushima afirma que poderá levar um ano inteiro para que retomem o controle total da usina.
O porta-voz da Tepco, Junichi Matsumoto, afirmou que os administradores receberam a instrução de prestarem muita atenção aos funcionários que cheguem perto ao limite de radiação tolerado. Algumas medidas a favor dos trabalhadores poderiam incluir: dispensá-los das tarefas mais perigosas, como o registro de resíduos radioativos, e realocá-los para trabalhos internos, como os administrativos.
Nos Estados Unidos, o limite de exposição à radiação é de 50 milisieverts por ano para trabalhadores de indústrias nucleares. Um indivíduo comum absorve seis milisieverts por ano de fontes naturais e artificiais, como os exames de raio X. Segundo estudiosos, está comprovado que doses acumuladas de 500 milisieverts aumentam o perigo de as pessoas desenvolverem câncer
.

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...