Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dois terremotos de escala 7 atingem o Chile; há risco de tsunami

Dois terremotos de magnitude 7 atingiram a costa norte do Chile neste domingo (16), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De um abalo sísmico para outro, houve um intervalo de um minuto.
O primeiro tremor foi registrado às 18h16 (no horário de Brasília) a 61 km da capital da província de Iquique, que leva o mesmo nome. O epicentro do abalo ocorreu a 35 km de profundidade.
Já o segundo terremoto ocorreu a 68 km da cidade portuária, e teve 33 km de profundidade.
O Departamento Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que, até o momento, o terremoto não “provocou nenhum dano a pessoas, bem como nenhuma alteração nos serviços básicos ou de infra-estrutura foi reportada”.
Um primeiro boletim oficial chileno do Centro Sismológico da Universidade do Chile informava que a magnitude do tremor havia sido de 6,3 na escala Richter.
O Onemi informou ainda que “existe uma possibilidade de que seja gerado um tsunami menor”, entre as regiões de Arica e Tocopilla, no norte do Chile. As duas localidades receberam um alerta de evacuação preventiva.
“Terremotos desta magnitude às vezes geram tsunamis locais que podem provocar destruição ao longo das regiões costeiras localizadas a centenas de quilômetros de distância do epicentro do tremor”, alertou o serviço norte-americano de advertência de tsunamis do Pacífico, em comunicado.
 (Fonte: G1)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...