Sejam bem vindos a este Blog!!!






SE VOCÊ SE INTERESSA POR GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, AQUI NESTE BLOG VOCÊ VAI SE SENTIR MUITO BEM.

Este blog é uma pequena contribuição porque acredito que cabe aos homens novos valores, pensamentos e ações que possam contribuir para a formação de novas mentalidades, mais aptas a participar de uma política ambiental mais justa.

Uma visão de mundo global, na qual o homem não se separe da natureza e que, portanto, a questão ambiental não esteja separada das questões sociais mais amplas, que compreenda a questão ambiental como a interligação e interdependência entre os fenômenos sociais, físicos, econômicos, biológicos, culturais e políticos como bem explica a Geografia.

Uma visão que no lugar do “progresso” e do desenvolvimento a qualquer custo, busque a realização social da maioria, visando a melhor qualidade de vida para todos.

E, como apontado por Milton Santos, que no lugar do consumismo exacerbado, leve à cidadania, e ao invés de desenvolver o individualismo, estimule a vida solidária e coletiva entre os homens.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS -jo.sanp@hotmail.com

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Japão seguirá caçando baleias em outras zonas, em particular no Oceano Pacífico norte

O Japão renunciou a sua caça anual de baleias na Antártica pela primeira vez em 27 anos, depois que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou que colocasse fim a esta prática, anunciou nesta quinta-feira a Agência de Pesca.
“Decidimos cancelar nossa campanha de pesquisa sobre as baleias na Antártica no ano fiscal que começa em abril, devido à decisão recente da justiça”, explicou à AFP um funcionário da agência.
No entanto, o país seguirá caçando baleias em outras zonas, em particular no Oceano Pacífico norte, acrescentou a fonte.
Na segunda-feira a CIJ, com sede em Haia, determinou que o programa científico da Antártica oculta uma atividade comercial, razão pela qual Tóquio deve revogar as atuais licenças para a captura de baleias.
A Austrália, com o apoio da Nova Zelândia, levou o Japão à CIJ em 2010 em uma tentativa de colocar fim a estas práticas na Antártica.
Tóquio recorreu a uma artimanha legal após a proibição de 1986, dotando o programa de um interesse científico para poder seguir matando estes cetáceos com fins comerciais.
A próxima campanha na Antártica deveria começar no fim deste ano. A última terminou no mês passado.
Segundo as autoridades australianas, o Japão capturou mais de 10.000 exemplares entre 1987 e 2009.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, declarou que seu governo obedeceria à decisão da Corte, mas acrescentou que a sentença era “uma pena e estou profundamente decepcionado”.
“A carne de baleia é uma fonte importante de alimentação, e a posição do governo de utilizá-la com base em fatos científicos não mudou”, afirmou o ministro japonês da Agricultura, Florestas e Pesca Yoshimsa Hayashi em uma coletiva de imprensa na terça-feira, em resposta ao veredicto da CIJ.
No entanto, Shohei Yonemoto, palestrante convidado de ecologia global e bioética na Universidade de Tóquio, afirmou que esta decisão dará às autoridades japonesas uma forma conveniente de abandonar uma atividade deficitária e controversa.
“O Japão não deveria perder esta oportunidade de utilizar a resolução como uma desculpa para revisar completamente seu programa baleeiro salvando as aparências”, declarou à AFP.
Já Hisayoshi Mitsuda, professor de sociologia do meio ambiente na Universidade Bukkyo de Kioto, acrescentou: “Financeiramente, a caça de baleias não é rentável. Trata-se de uma indústria em plena decadência”.
O Japão tem, no entanto, outro programa baleeiro que escapa da proibição.
Três países – Japão, Noruega e Islândia – utilizam objeções ou exceções para continuar caçando baleias, uma prática que, segundo os observadores, custa a vida de mais de 1.000 exemplares anualmente.
O Japão é o único país que caça baleias com uma autorização científica. 
(Fonte: Terra)

0 comentários:

GOSTOU, COMPARTILHE

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...